quarta-feira, 25 de abril de 2018

Experiência Profissional: qual a melhor maneira de apresentá-la para que não perca seu valor.


Entrevista com Regina de Oliveira que possui 18 anos de experiência na área e é Coach de Carreira. 

Spin Consultoria: Para você qual é a importância da experiência profissional no currículo?
Regina: É de suma importância destacá-la no currículo. Através dela, o recrutador avalia a experiência, tempo de casa, atividades realizadas e compatibilidade das atividades exercidas com as atividades da vaga proposta.
Para os candidatos que buscam o primeiro emprego, o ideal é citar participações em projetos sociais, da comunidade, escolares etc.

Spin Consultoria: Qual é a melhor maneira de apresentar a experiência profissional no currículo? Existe uma metodologia?
Regina: Não existe uma metodologia única. Na internet encontramos vários modelos de currículos. O que não pode faltar são a data de início e término, um resumo das principais atividades realizadas e conquistas alcançadas, caso hajam.

Spin Consultoria: É necessário apresentar a experiência profissional de todas as empresas que já se trabalhou?
Regina:
 Se o candidato tiver uma grande experiência profissional, deve destacar no currículo um tópico com um resumo das principais atividades, aquelas que representam o seu perfil profissional.
Não podemos deixar de citar que o currículo não deve ultrapassar duas folhas. Normalmente os recrutadores têm pouco tempo para ler vários currículos e materiais longos atrapalham esta análise e também dá indícios sobre o candidato, como dificuldades de síntese, por exemplo.
Precisamos ter em mente que o principal objetivo do currículo é atiçar a curiosidade do recrutador para a entrevista, quando o candidato terá a oportunidade de expor suas habilidades, competências, potencial.
É importante ressaltar que muitos candidatos são excluídos dos processos devido a currículos mal elaborados, com excesso de folhas, sem número de telefone (acreditem), sem informações importantes que façam com que o recrutador tenha interesse em conhecer o candidato pessoalmente.

Spin Consultoria: Em um processo seletivo, o que mas chama atenção em uma experiência profissional? 
Regina: É avaliada a coerência das atividades realizadas em empregos anteriores com a proposta atual.
Na entrevista, avaliamos a parte comportamental do candidato nos diferentes desafios apresentados pelas experiências passadas. Engajamento, senso de dono, trabalho em equipe, flexibilidade e resiliência são exemplos de valores analisados na entrevista, baseados na experiência profissional ou de vida.

Regina de Oliveira Silva é Psicóloga Organizacional e Clinica, Especialista em Recursos Humanos e Coach de Carreira. Possui 18 anos de experiência em RH atuando em empresas de grande porte em Treinamento & Desenvolvimento, Remuneração, Gestão de Desempenho, Plano de Sucessão, Projetos Sociais, Administração de Pessoal e Relações Sindicais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário