quinta-feira, 4 de abril de 2019

Estratégias de RH para o Brexit - Dificuldades no recrutamento e nas políticas a serem implantadas.






À medida que se aproxima o atual prazo do Brexit em 12 de abril, novas pesquisas revelam que a maioria das empresas britânicas não está preparada para mudanças na imigração.
Três quartos (76%) das empresas de médio porte do Reino Unido não têm fundos para a imigração pós-Brexit, segundo pesquisa do escritório de advocacia Shakespeare Martineau.
A pesquisa de 132 tomadores de decisão em empresas do Reino Unido revelou que o Brexit já está afetando as estratégias de RH e recrutamento. Constatou-se que 41% das empresas já experimentaram uma diminuição no acesso a talento e competências desde a ativação do artigo 50 em 29 de março de 2017.
Um terço (33%) das empresas já experimentaram uma diminuição no número de trabalhadores que chegam ao Reino Unido desde aquela data, enquanto um quarto (26%) disse que já recrutam menos trabalhadores da UE para a organização.
A pesquisa também descobriu que muitas empresas britânicas estão enterrando suas cabeças na areia quando se trata de avaliar como o Brexit afetará sua força de trabalho. Mais de um quarto (27%) disseram que ainda não analisaram o impacto das mudanças na imigração sobre suas estratégias de RH e recrutamento.
Tijen Ahmet, diretor jurídico especializado em imigração de empresas na Shakespeare Martineau, disse que as organizações estão sofrendo com a pressão sobre as abordagens do Brexit. “Estamos agora tão perto de ter uma decisão finalizada - seja ela qual for - sobre o futuro relacionamento do Reino Unido com a UE e, apesar das evidências de que muitas empresas têm sentido pressão sobre seus canais de recrutamento, até agora, parece haver uma falta de ação do mercado. ," ela disse.
A perspectiva de não mais ter acesso irrestrito aos talentos da UE significa que as empresas terão que olhar para outras áreas de trabalho internacionais, acrescentou Ahmet.
Ela destacou que o custo de contratar alguém com um visto Tier 2 para um contrato de três anos no Reino Unido é de mais de £ 5.000 por pessoa. Isso inclui os custos das taxas de inscrição, a sobretaxa de saúde de imigração e as taxas de imigração. Se o trabalhador quisesse trazer seu cônjuge e dois filhos, essa quantia subiria para aproximadamente £ 11.000.
"O Reino Unido tem desfrutado do acesso à mão-de-obra da UE há muito tempo e uma vez que a torneira é desativada, muitas organizações se depararão com um buraco em sua estratégia de recrutamento", disse ela. No entanto, isso tem um preço. O atual sistema de visto Tier 2 para trabalhadores qualificados é caro e, se os empregadores acharem que precisam usar esse sistema para preencher as lacunas em seus negócios, os custos poderão subir em breve.”
Ahmet acrescentou que, embora tenha havido alguma melhoria na clareza sobre o futuro sistema de imigração, os empregadores ainda precisam agir rapidamente para ajudar a avaliar possíveis lacunas de talentos. “A imigração tem sido um dos mais ferozes campos de batalha do Brexit até agora, mas pelo menos agora temos alguma clareza sobre como será o futuro sistema e como ele funcionará. É positivo que os migrantes da UE e as suas famílias que já estão aqui possam ficar - desde que se apliquem ao abrigo do novo Plano de Compensação da UE - mas muitos já estarão de saída e as empresas devem preparar-se”, afirmou.

“O primeiro passo vital é realizar uma auditoria para entender a composição da força de trabalho. Entendendo quais pessoas serão afetadas e como. Depois de obter essa percepção, os planos podem ser implementados para ajudar a suprir as lacunas de talentos que possam surgir no futuro. Se isso envolver o recrutamento de outras geografias fora da UE, deve-se pensar cuidadosamente em como levar os indivíduos para o Reino Unido e os custos devem ser absorvidos pelos empregadores ao longo do caminho.”
A pesquisa foi conduzida por Shakespeare Martineau no final de 2018 com empresas de médio porte em todo o Reino Unido. 132 pessoas responsáveis ​​por tomar decisões sobre a força de trabalho e funcionários foram analisadas, em organizações com volumes de negócios entre £ 10 milhões e £ 150 milhões. Dos indivíduos pesquisados, 71% estavam operando no nível C-suite ou sênior.


Texto: RH Magazine.co.uk. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário