quarta-feira, 11 de abril de 2018

Para o recrutador todo currículo tem uma importância a parte.






Entrevista com Karina Graças, Especialista em Gestão de Pessoas e Analista de Recursos Humanos da Pro-Genth


Spin Consultoria: Para você, qual a importância do currículo no processo de seleção?
Karina: O currículo é a primeira impressão que temos do candidato, é a porta de entrada. É ele que desperta no empregador o interesse por conhecer determinado profissional. O currículo é uma ferramenta que abre o caminho de oportunidade no mercado de trabalho.

Spin Consultoria: Quando você recebe um currículo para uma oportunidade, o que você mais observa?
Karina: A objetividade e coerência. Currículos objetivos facilitam o trabalho do recrutador e demonstram que o candidato tem um foco profissional. Já a coerência demonstra que se trata um profissional que planejou sua carreira, construindo a mesma passo a passo. Além disso, observo também as experiências profissionais, tempo de permanência nas empresas e o interesse por atividades que gerem conhecimento como, por exemplo, participação em cursos, palestras, oficinas, etc.

Spin Consultoria: Se você tivesse que dar alguma dica para quem está elaborando um currículo neste momento, qual a dica você daria?
Karina: Como dica diria que o candidato deve primeiramente pensar em seus objetivos profissionais e, assim, montar um currículo claro que possa expressar essas pretensões. Outra dica importante é descrever suas atividades profissionais de forma a ressaltar suas competências.
Atualmente, existem empresas que orientam o candidato na elaboração de seu currículo, vale à pena buscar informações.

Spin Consultoria: Você teria alguma experiência, ou caso para contar em relação a um currículo que recebeu?
Karina: Sim. Já recebi currículos bons, porém com excesso de informação. Isso faz o currículo ficar cansativo, extenso e, repito, sem objetividade.
Já recebi também currículos muito descuidados, amassados e de cópias mal feitas, que diminuem muito as chances do candidato.
Não se deve esquecer que o currículo é um documento e, vale ressaltar, é um documento que diz muito sobre o profissional.

Karina Graças é Psicóloga e Especialista em Gestão de Pessoas e Analista de Recursos Humanos da Pro-Genth. Profissional habilitada em Avaliação Psicológica, Mapeamento de Competências e Identificação de Perfil Profissional através do estudo da personalidade. Atuante como Consultora em Recursos Humanos, gerindo processos na área, treinando e desenvolvendo colaboradores e lideranças. Responsável por projetos de Orientação Profissional e de Carreira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário