A importância do
processo de Onboarding
Integrar um novo funcionário é uma das responsabilidades e
processos do RH.
o onboarding é o processo para integrar o novo colaborador à
equipe, com o objetivo de assegurar a adaptação e a retenção desse
profissional. Ele faz com que os recém-contratados possam obter conhecimentos,
habilidades e comportamentos necessários a fim de efetivamente se sentir
fazendo parte de uma equipe.
O momento adequado para iniciá-lo é logo após a contratação,
que é quando o profissional está motivado, engajado a mostrar um bom trabalho e
aberto para receber orientação e se adaptar com maior facilidade. O onboarding apoia
na integração do novo profissional a rotina da empresa contribuindo para um bom
clima organizacional e evita o turnover dos novos contratados.
O onboarding permite a construção de uma base sólida para as
características intangíveis que diferenciam a cultura da organização, e usar
isso para atrair e reter profissionais talentosos é uma excelente alternativa. No
entanto, ele deve se estender até o funcionário estar à vontade em sua função.
Para que o programa de onboarding dê certo dentro de uma
empresa é necessário: clareza na contratação, preparar o acolhimento/a chegada,
criar um evento para receber o novo colaborador, e quando a empresa não é remota,
fazer um tour pela empresa apresentando o local de trabalho e a equipe,
realizar um treinamento personalizado.
Clareza na Contratação
Informações importantes como salários, benefícios, período
de experiência, data de início das atividades, entre outras, devem ser bem
especificadas no momento da contratação. Para facilitar o entendimento do
recém-contratado, elas podem ser encaminhadas via e-mail.
Algumas regras básicas e práticas recomendadas devem ser
repassadas, por exemplo, trajes adequados e ocasiões em que é possível utilizar
uma vestimenta mais informal, uniformes, material de segurança se for o caso. Essas
informações ajudam a evitar desconfortos ou que o funcionário viole alguma
regra por não conhecê-la.
Preparar o acolhimento/a chegada
Faça com que o novo colaborador sinta que está sendo
esperado. Mostre isso a ele deixando tudo planejado para a sua chegada à
empresa, especialmente no seu setor de trabalho.
Algumas empresas gostam de preparar um café da manhã para este
momento, ou um almoço com o gestor imediato, ou mesmo oferecer brindes.
O responsável por este acolhimento deve se colocar à
disposição para qualquer dúvida em relação a empresa. É importante lembrar que
o processo não termina com o novo profissional dentro da empresa, mas continua
enquanto sua adaptação.
Tour pela empresa
Mesmo já tendo se encaminhado à empresa para realizar
entrevistas, o novo colaborador ainda não conhece completamente o ambiente no
qual trabalhará.
Quando a empresa não é remota, apresentar a empresa ao novo
colaborador desde onde é o café, sua mesa, toalete, cozinha, impressora e etc.
Apresentar à Equipe
Esta apresentação é fundamental seja ele presencial, ou
remoto. Quando presencial apresentar o gestor e seu local de trabalho, a equipe,
os locais de trabalho de cada um promovendo o diálogo do que cada um faz como
atividade dentro desta equipe.
Treinamento personalizado
Este treinamento deve conter a história da empresa, o
organograma da mesma, a missão, visão, valores e cultura, as regras desde a
vestimenta, utilização de tecnologias, até a segurança do trabalho.
O Onboarding não termina com a entrada do novo
profissional
Para assegurar a real eficácia do treinamento, invista no
acompanhamento individual sobre as necessidades de cada profissional
contratado.
É interessante que seja aberto um canal de comunicação entre
o novo colaborador e o RH para acompanha-lo durante esta integração. Neste
canal algumas questões serão tratadas, ou seja, como o novo profissional se
sente na empresa, se tem dúvidas em relação aos benefícios oferecidos, se
compreende seu plano de carreira, como está o relacionamento com o gestor e a
equipe entre outras questões.
O acolhimento correto evita em muito o turnover na empresa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário