O esgotamento dos funcionários está aumentando. Como a
tecnologia de RH pode ajudar?
Após o período de pandemia que vivemos e os tremores que
provocaram na economia e nos postos de trabalho do mundo inteiro, provavelmente
não é surpreendente que os colaboradores estejam se sentindo mais esgotados do
que nunca.
De acordo com uma nova pesquisa do Future Forum, o
esgotamento dos colaboradores causado pelo estresse no local de trabalho
atingiu o nível mais alto desde que pesquisas sobre o assunto foram iniciadas em
meados de 2021. Em uma pesquisa com mais de 10.000 colaboradores em tempo
integral de escritórios em seis países, incluindo os Estados Unidos e o Reino
Unido, 42% desses colaboradores relataram sentir-se esgotados. A Organização
Mundial de Saúde define burnout como um aumento da dificuldade de concentração do
trabalho, sentimentos de esgotamento de energia e negativismo.
Esse nível marca um novo recorde nessa categoria desde que o
Future Forum começou a medir o esgotamento dos colaboradores há dois anos. Naquela
época, 38% dos colaboradores relataram esgotamento, indicando que, mesmo após
anos de intervenções do empregador, o esgotamento dos colaboradores só
aumentou.
Com a questão do esgotamento intimamente ligada ao
desengajamento, abandono silencioso e até abandono real, caberá ao RH e aos
líderes empresariais procurar maneiras de reduzir o esgotamento e apoiar o
bem-estar dos funcionários. E embora nenhuma solução de tecnologia única possa
abordar todos os aspectos e fatores que contribuem para o esgotamento dos colaboradores,
é útil entender as opções de tecnologia disponíveis que podem ser aproveitadas
nessa área. Em particular, vamos olhar para a tecnologia como ela corresponde
às três dimensões do esgotamento (conforme definido pela Organização Mundial da
Saúde).
Embora o RH tenha muitas abordagens para aliviar a carga de
trabalho e o estresse dos colaboradores, um método que normalmente não tem sido
enfatizado o suficiente é garantir que os funcionários reservem o tempo
adequado para se desconectar do trabalho e recarregar as energias.
Sentimentos de esgotamento energéticos ou exaustão
Os trabalhadores dos EUA estão notoriamente ligados ao trabalho
e locais de trabalho. Não tiram tempo suficiente do trabalho e, quando o fazem,
muitas vezes ainda ficam conectados ao trabalho por meio dos dispositivos -
verificando e-mails, mensagens do Slack ou do Teams e respondendo a
comunicações mesmo quando o status "fora do escritório" está ligado.
Apenas cerca de um quarto dos colaboradores dos EUA usam
todo o tempo de férias remuneradas trabalhando em 2021, de acordo com pesquisa
da Qualtrics. E quando os colaboradores se ausentam, quase metade relata que
trabalha pelo menos uma hora por dia.
Infelizmente, poucas soluções tecnológicas de RH procuram ajudar
as organizações e seus colaboradores a entender melhor os problemas causados
por tirar muito pouco tempo de folga e incentivá-los ativamente a fazer melhor
uso do tempo de folga remunerada que possuem disponível.
Aumento da distância mental do trabalho ou sentimentos de
negativismo
Normalmente, a avaliação do esgotamento do colaborador nessa
dimensão requer o uso de tecnologia de pesquisa. Mas todos esses instrumentos
envolvem questionamentos bastante demorados, que poderiam ser interpretados
como apenas mais uma atribuição para os colaboradores já sobrecarregados.
Especialmente se os colaboradores já estão se sentindo esgotados, a última
coisa que gostariam de receber é uma pesquisa longa e complexa destinada a
avaliar se eles realmente estão esgotados.
Portanto, para os líderes de RH preocupados com o
esgotamento dos colaboradores e com a fadiga da pesquisa, muitas opções de
tecnologia de RH podem facilitar maneiras mais curtas, menos estressantes e que
consomem menos tempo. Estas tecnologias podem ajudar os líderes de RH, não
somente, com o conteúdo e a estrutura dessas pesquisas de esgotamento, mas
também, com os insights e aprendizados das experiências.
Redução da eficácia profissional
Uma redução na eficácia ou produtividade pode ser um
subproduto do esgotamento, mas também pode contribuir para o esgotamento ao
mesmo tempo. Quando a tecnologia e os processos criam barreiras para um
trabalho eficaz e eficiente, a frustração pode se acumular — eventualmente a
ponto dos colaboradores se sentirem esgotados.
Para ajudar a remediar esses problemas, as organizações
precisam analisar com atenção como, onde, quando e por que os colaboradores
enfrentam barreiras em seu trabalho diário, especialmente se elas vêm de
qualquer um dos principais sistemas de RH dos quais dependem para as coisas.
como folha de pagamento, benefícios, tempo e atendimento e folga. Normalmente,
a organização descobrirá inúmeras oportunidades para atualizar, estender ou
implementar novas soluções de tecnologia para reduzir as barreiras à realização
de tarefas, tornar as informações necessárias mais acessíveis e melhorar o
nível de serviço e a qualidade das informações que as equipes de RH fornecem
aos funcionários.
Tradução do texto de Steve Boese - https://hrexecutive.com/employee-burnout-is-on-the-rise-how-can-hr-tech-help/?oly_enc_id=7687B6219056H4B
Contribuição Flávia Arpini
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