terça-feira, 2 de maio de 2023

 


O esgotamento dos funcionários está aumentando. Como a tecnologia de RH pode ajudar?

 

Após o período de pandemia que vivemos e os tremores que provocaram na economia e nos postos de trabalho do mundo inteiro, provavelmente não é surpreendente que os colaboradores estejam se sentindo mais esgotados do que nunca.

De acordo com uma nova pesquisa do Future Forum, o esgotamento dos colaboradores causado pelo estresse no local de trabalho atingiu o nível mais alto desde que pesquisas sobre o assunto foram iniciadas em meados de 2021. Em uma pesquisa com mais de 10.000 colaboradores em tempo integral de escritórios em seis países, incluindo os Estados Unidos e o Reino Unido, 42% desses colaboradores relataram sentir-se esgotados. A Organização Mundial de Saúde define burnout como um aumento da dificuldade de concentração do trabalho, sentimentos de esgotamento de energia e negativismo.

Esse nível marca um novo recorde nessa categoria desde que o Future Forum começou a medir o esgotamento dos colaboradores há dois anos. Naquela época, 38% dos colaboradores relataram esgotamento, indicando que, mesmo após anos de intervenções do empregador, o esgotamento dos colaboradores só aumentou.

Com a questão do esgotamento intimamente ligada ao desengajamento, abandono silencioso e até abandono real, caberá ao RH e aos líderes empresariais procurar maneiras de reduzir o esgotamento e apoiar o bem-estar dos funcionários. E embora nenhuma solução de tecnologia única possa abordar todos os aspectos e fatores que contribuem para o esgotamento dos colaboradores, é útil entender as opções de tecnologia disponíveis que podem ser aproveitadas nessa área. Em particular, vamos olhar para a tecnologia como ela corresponde às três dimensões do esgotamento (conforme definido pela Organização Mundial da Saúde).

Embora o RH tenha muitas abordagens para aliviar a carga de trabalho e o estresse dos colaboradores, um método que normalmente não tem sido enfatizado o suficiente é garantir que os funcionários reservem o tempo adequado para se desconectar do trabalho e recarregar as energias.

 

Sentimentos de esgotamento energéticos ou exaustão

Os trabalhadores dos EUA estão notoriamente ligados ao trabalho e locais de trabalho. Não tiram tempo suficiente do trabalho e, quando o fazem, muitas vezes ainda ficam conectados ao trabalho por meio dos dispositivos - verificando e-mails, mensagens do Slack ou do Teams e respondendo a comunicações mesmo quando o status "fora do escritório" está ligado.

Apenas cerca de um quarto dos colaboradores dos EUA usam todo o tempo de férias remuneradas trabalhando em 2021, de acordo com pesquisa da Qualtrics. E quando os colaboradores se ausentam, quase metade relata que trabalha pelo menos uma hora por dia.

Infelizmente, poucas soluções tecnológicas de RH procuram ajudar as organizações e seus colaboradores a entender melhor os problemas causados por tirar muito pouco tempo de folga e incentivá-los ativamente a fazer melhor uso do tempo de folga remunerada que possuem disponível.

 

Aumento da distância mental do trabalho ou sentimentos de negativismo

Normalmente, a avaliação do esgotamento do colaborador nessa dimensão requer o uso de tecnologia de pesquisa. Mas todos esses instrumentos envolvem questionamentos bastante demorados, que poderiam ser interpretados como apenas mais uma atribuição para os colaboradores já sobrecarregados. Especialmente se os colaboradores já estão se sentindo esgotados, a última coisa que gostariam de receber é uma pesquisa longa e complexa destinada a avaliar se eles realmente estão esgotados.

Portanto, para os líderes de RH preocupados com o esgotamento dos colaboradores e com a fadiga da pesquisa, muitas opções de tecnologia de RH podem facilitar maneiras mais curtas, menos estressantes e que consomem menos tempo. Estas tecnologias podem ajudar os líderes de RH, não somente, com o conteúdo e a estrutura dessas pesquisas de esgotamento, mas também, com os insights e aprendizados das experiências.

 

Redução da eficácia profissional

Uma redução na eficácia ou produtividade pode ser um subproduto do esgotamento, mas também pode contribuir para o esgotamento ao mesmo tempo. Quando a tecnologia e os processos criam barreiras para um trabalho eficaz e eficiente, a frustração pode se acumular — eventualmente a ponto dos colaboradores se sentirem esgotados.

Para ajudar a remediar esses problemas, as organizações precisam analisar com atenção como, onde, quando e por que os colaboradores enfrentam barreiras em seu trabalho diário, especialmente se elas vêm de qualquer um dos principais sistemas de RH dos quais dependem para as coisas. como folha de pagamento, benefícios, tempo e atendimento e folga. Normalmente, a organização descobrirá inúmeras oportunidades para atualizar, estender ou implementar novas soluções de tecnologia para reduzir as barreiras à realização de tarefas, tornar as informações necessárias mais acessíveis e melhorar o nível de serviço e a qualidade das informações que as equipes de RH fornecem aos funcionários.

Tradução do texto de Steve Boese - https://hrexecutive.com/employee-burnout-is-on-the-rise-how-can-hr-tech-help/?oly_enc_id=7687B6219056H4B
Contribuição Flávia Arpini

Nenhum comentário:

Postar um comentário